INSCREVER

E A LOUSÃ AQUI TÃO PERTO...

 Imbuído no espírito de "mens sana in corpora sano ", organizou o SMZC mais uma caminhada , desta vez na Lousã...sem antever que a data coincidia com a XXVII Feira do Mel e das Castanhas ,nos dias 19 e 20 de Novembro de 2022!! Se fossem apenas estes os produtos gastronómicos em exposição no recinto, mantinha-se o espírito !! O pior é que havia vinho e cerveja a rodos , geropiga, queijos , enchidos ,doçaria conventual...Tudo isto nos obrigou , para além da fuga aos paparazzi, a uma caminhada por Lousã , que foi como que um treino para o dia seguinte.


Pernoitámos no Casal de Ermio , na Casa da Eira. O proprietário, Senhor Fernando, não estava para nos receber, mas nem por isso deixámos de sentir um acolhimento especial. A casa, centenária , foi recuperada com imenso gosto e preocupação de manter a traça. Com traça estava também o grupo de caminheiros á hora do jantar, pelo que todos os petiscos foram muito apreciados, culminando com um bacalhau com presunto digno da realeza!! O serão foi passado -pasme-se !!- com um jogo de estratégia militar, mímica, gráfica e enciclopédica , baseado nas tácticas militares que deram , em 1811, a vitória dos anglo-lusitanos no combate de Foz de Arouce , onde as tropas francesas do General Massena foram derrotadas !!

E foi precisamente nas margens do Arouce que decorreu a nossa caminhada na manhã do dia seguinte , num percurso de 11 km, começando por um pequeno desvio á Praia da Bogueira e continuando por caminhos, atalhos de estrada , no meio dos campos, das matas, com o murmurejar das águas ao nosso lado, o toque dos sinos nos campanários ao longe, o ladrar dos cães á nossa passagem...Podíamos chamar-lhe rota dos medronheiros, e faria sentido, ou rota dos cogumelos , e estaria a propósito... Chamemos-lhe rota da amizade, da boa disposição , do companheirismo, e estará tudo dito!!

As calorias gastas tiveram de ser repostas , e a organização não brincou em serviço!! Fomos almoçar ao Candal, ao restaurante Sabores da Aldeia .

O Candal é uma das aldeias de Xisto . É como um presépio. As casinhas dispostas pela encosta acima , aconchegadas umas nas outras, numa ternura que comove . A água a correr nos riachos , os degraus de xisto a levarem-nos até ao cimo, até ás nuvens . Não há ruídos, não se encontra ninguém, se gente aqui vive as portas estão fechadas... Mas lá em baixo , no Sabores da Aldeia , as portas estão abertas para estes caminheiros, que se deliciaram com o cabrito e o entrecosto assados em forno de lenha , do melhor que a nossa tradição conserva.

Uma vez mais , o SMZC e a organização do evento merecem o reconhecimento de todos nós.

Até á próxima !

 

 A Partida A Partida  20220425 143510

Pág. 1 de 2

Subscreva a nossa newsletter e fique a par das últimas novidades

Sindicato dos Médicos da Zona Centro - Rua de Tomar nº 5, 3000-401 Coimbra
Copyright © 2022 SMZC - Todos os direitos reservados.

Por favor, publique módulos na posição offcanvas.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação