A vitória da união dos médicos pelos utentes!
O SMZC congratula todos os médicos de Medicina Geral e Familiar que têm aderido à greve às horas extraordinárias no Serviço de Atendimento Complementar (SAC) em Viseu e Coimbra.
Esta solução inscrita no Plano de Emergência e Transformação na Saúde do Governo e imposta por algumas ULS (Viseu e Coimbra), confirma que não serve a população, pelo contrário, retira os médicos de família das suas Unidades e da resposta que devem dar aos seus utentes de 2ª. a 6ª. feira, das 8h às 20h. É uma medida política vazia, para “tapar a os olhos” à população em geral.
As USF já têm o compromisso de atendimento de situações agudas de crianças e adultos no próprio dia ou seguinte (24 horas) e cumprem este compromisso. Além disso, têm proposto a contratualização do alargamento de horário de forma a permitir também o atendimento de situações agudas aos sábados.
Em reunião tida com o CA da ULS de Viseu, foi admitido essa decisão de recuarem, no entanto, sem compromisso de encerramento.
Em Coimbra, aguardamos a data da nova reunião com o CA da ULS, tendo desde já ocorrido, a aprovação de novo Regulamento Interno do SAC de Coimbra, passando as escalas a serem preenchidas por médicos voluntários.
O SMZC, continuará a defender o SNS, os utentes e os médicos contribuindo para soluções realmente eficazes e não medidas vazias que prejudicam os utentes. Continuará também, a apoiar os médicos de família para fortalecer a autonomia responsável das USF.
A Direção do SMZC