Alertas do SMZC/FNAM desde 2016
O SMZC/FNAM tem acompanhado com preocupação os acontecimentos no Hospital de Leiria e lamenta que a situação tenha chegado a uma situação insustentável.
De facto, o Ministério da Saúde já deveria ter analisado de forma mais aprofundada os problemas com que o Centro Hospitalar de Leiria se debate e que em muito têm relação com o assumir de uma esfera de influência cada vez maior, a partir de 2011, sem ter os recursos humanos e físicos assegurados.
O SMZC/FNAM tem acompanhado várias situações preocupantes de médicos que rescindem contratos individuais de trabalho por exaustão ou por dificuldades encontradas na conciliação da sua vida familiar com a vida profissional. Além disso são também motivo de preocupação queixas relacionadas com violações do Acordo Colectivo de Trabalho Médico e da Carreira Médica.
Já em 2016 o SMZC/FNAM tomou iniciativa de reunir com o Vogal do Conselho de Administração Dr. Licínio de Carvalho, a Directora Clínica e o Diretor do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Leiria, altura em que foram já identificados problemas no funcionamento do Serviço de Urgência e reconhecido pelo Centro Hospitalar de Leiria a dificuldade de conseguir recursos humanos médicos.
O SMZC tem reunido com delegados sindicais e médicos do Centro Hospitalar de Leiria na tentativa de se encontrarem soluções para melhorar as condições de trabalho e da prestação de cuidados médicos.