GREVE na primeira semana de Julho

2014.06.07

Resultado da reunião geral com a Tutela / 06 de Junho (17h - 21h)

Como é sabido, no dia 29/5 houve uma reunião entre a FNAM, o SIM e a Ordem dos Médicos (Bastonário e as 3 seções regionais) para analisar a situação actual a nível da classe e perspectivar a acção futura de convergência e articulação reivindicativa entre si.

A principal decisão saída dessa reunião foi a constituição de uma delegação conjunta das 3 estruturas e solicitar uma reunião ao Ministro da Saúde com carácter de urgência na base de um caderno reivindicativo global que se recorda em anexo.

Essa reunião realizou-se no dia 6 de Junho, no Ministério da Saúde, às 17h e durou mais de 4 horas.

Na reunião no Ministério da Saúde, estiveram presentes o ministro, os 2 secretários de estado, representantes da ACSS e da SPMS e ainda o director-geral da saúde.

Após mais de 4 horas de reunião e não tendo havido, na avaliação da FNAM, compromissos negociais claramente assumidos por parte do ministro, a delegação da FNAM, transmitiu à delegação ministerial que iria proceder à convocação de uma greve a decorrer no início do próximo mês de Julho.

Em seguida, as 3 estruturas médicas voltaram a reunir-se para analisar, de novo, a situação, agora à luz dos resultados da reunião no Ministério da Saúde.

Embora se tenha verificado uma ampla coincidência de pontos de vista entre as 3 estruturas sobre a situação concreta que atinge os médicos em múltiplas questões essenciais da sua vida sócio-profissional, houve, contudo, uma divergência clara no que se refere às medidas a tomar.

A delegação da FNAM, no respeito pelo mandato que lhe tinha sido conferido pelo seu Conselho Nacional no dia 24 de Maio, decidiu que será convocada uma greve para a primeira semana de Julho.

Além disso, iremos monitorizar publicamente (página web da FNAM e do SMZC) o desempenho do Sr. Ministro da Saúde e da sua equipa em relação a todas as situações pendentes, apresentadas mais uma vez, na reunião de ontem.

Mais se informa, que o Bastonário e as SR da OM, estão totalmente solidários com a luta dos médicos, declarando-se apoiantes da greve de Julho.

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Em defesa dos interesses dos médicos.CN FNAM-Greve-2014.pdf)Caderno Reivindicativo2014-06-07
Sindicato dos Médicos da Zona Centro - Rua de Tomar nº 5, 3000-401 Coimbra
Copyright © 2024 SMZC - Todos os direitos reservados.

Por favor, publique módulos na posição offcanvas.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação